Como escolher um pressurizador de água?

Como escolher um pressurizador de água?

O pressurizador nada mais é do que uma bomba que, quando instalada, aumentará a pressão da água nos seus chuveiros, torneiras, vasos sanitários, mangueiras de jardim etc. E você sabe como escolher um pressurizador de água?

Quando se percebe que um ponto de água não tem a vazão que se deseja ou, ainda, quando o uso simultâneo de vários pontos de água faz a sua vazão cair, é bem provável que esteja enfrentando algum problema com a pressão da água. Em muitos casos, pode ser necessário adicionar um impulso extra à pressão presente em seu abastecimento de água. A melhor maneira de conseguir isso é por meio de um bom pressurizador de água.

Esse tipo de equipamento também pode servir para realizar a distribuição ou transferência de água de um ponto para outro. Os pressurizadores de água podem ser aplicados em inúmeras situações: indústrias, hotéis, hospitais, academias, edifícios residenciais e comerciais, condomínios horizontais e residências. Vamos entender um pouco mais quais os detalhe para escolher um pressurizador de água.

Tipos de Pressurizadores de Água

No mercado, é possível encontrar dois tipos de pressurizadores: com fluxostato ou pressostato. A escolha de um pressurizador com fluxostato ou pressostato vai depender de qual é a sua necessidade e desejo. Eles determinam em que momento o pressurizador vai ligar ou desligar e ambos possuem acionamento automático. Cada um possui suas características e exigências na hora da instalação.

O pressurizador com pressostato analisa a pressurização da água da rede, isto é: ele analisa se a água está pressurizada ou não e também identifica quando há oscilações na pressão da rede. Cada vez que a pressão da rede hidráulica cai, ele será acionado.

Por serem sempre instalados junto à bomba hidráulica, esses pressurizadores são bastante utilizados quando a casa se encontra no mesmo nível ou acima da caixa d’água. Este aparelho será útil para você caso você possua uma rede hidráulica extensa e/ou deseja que ela sempre esteja pressurizada.

Já o fluxostato funciona de uma maneira diferente: ele analisa o fluxo de água da rede, se a água está se movimentando ou não. Os pressurizadores de fluxostato emitem um sinal para que a bomba seja ligada sempre que o sensor detecta um fluxo de água. Quando esse fluxo de água é interrompido, o aparelho é desligado.

Como decidir qual o pressurizador de água ideal?

Na hora de escolher o seu pressurizador, existem algumas variáveis importantes. A quantidade de pontos que você irá utilizar são os principais determinantes para escolher a potência do seu produto.

Para decidir isso, analise quantos pontos você precisará que o pressurizador atenda e qual a vazão de cada um deles. Após isso, some as vazões e procure um modelo que satisfaça essa necessidade.

Além disso, considere também o volume de sua caixa d’água (caso tenha) e a altura do pé direito de sua casa ou da caixa d’água. Para utilizar um pressurizador fluxostato, se faz necessário que se tenha uma vazão mínima de água. Dessa maneira, esse tipo de pressurizador só será benéfico se sua caixa d’água se encontrar acima da linha de sua residência – local onde estão presentes os pontos de consumo.

Enquanto isso, o pressurizador com sistema de pressostato possibilita a instalação em qualquer local, desde que seja junto à bomba hidráulica. A utilização desse equipamento é indicada quando se possui uma rede extensa.

Dessa maneira, todos os pontos de água estarão sempre com uma pressão satisfatória para o cumprimento das atividades ali realizadas.

Fazendo A Escolha Certa

Existem outros pontos para serem considerados ao optar por um pressurizador de água. É interessante pensar no equipamento como um investimento de longo prazo e, assim, sua escolha deve ser a mais acertada possível.

Escolher um pressurizador feito de aço inoxidável, por exemplo, aumentará sua durabilidade, o que significa que há menos chances de substituí-lo. Já, se você está preocupado com o ruído, é possível escolher um sistema que apresente adaptações de modo que seu funcionamento seja silencioso.

Para evitar gastar dinheiro com um equipamento que não vai satisfazer suas demandas, consulte sempre um profissional capacitado para lhe indicar o pressurizador ideal que irá, realmente, solucionar o problema da sua rede hidráulica.

Precisa de mais informações sobre pressurizadores de água? Clique aqui e fale (Whatsapp) com a gente!

Compartilhe essa publicação!

Talvez essas publicações também te interessem!