Manutenção preventiva evita incidentes
Temporadas de chuvas fortes costumam trazer muito problemas para as cidades e a população. Em períodos assim, é comum o registro de alagamentos também em condomínios e alagamento de garagens subterrâneas. No entanto, algumas ações preventivas podem evitar que esse transtorno seja ainda maior.
Ações preventivas
Ainda que o imóvel tenha um projeto bem executado de drenagem, é praticamente impossível prever o volume de água que pode atingir os condomínios de apartamentos. De todo modo, condomínios e administradoras podem recorrer a intervenções que podem evitar ou, ao menos minimizar os alagamentos.
Um detalhe simples, mas fundamental no escoamento, é a limpeza de estruturas como telhados, calhas e ralos. O sistema de escoamento de água de drenagem do condomínio deve ser limpo com regularidade.
Outro ponto que precisa de atenção são as árvores. Na presença de árvores, por exemplo, a recomendação é um serviço de manutenção constante para evitar o entupimento deste sistema, agravando a situação da inundação. Recomenda-se, ainda, verificar se existem árvores com perigo de cair e que possam prejudicar as instalações do condomínio. Nesse caso, a Prefeitura deve ser acionada em seus canais de atendimento.
Atenção aos equipamentos de drenagem!
A manutenção e revisão dos equipamentos destinados à drenagem da água da chuva, como por exemplo, as bombas e grupos geradores de energia, são importantes para evitar o alagamento em condomínios e devem estar em dia.
Todo o subsolo deve possuir um sistema de drenagem que colete essas águas e transfira para um pequeno reservatório, situado abaixo do piso. Toda a água coletada fica armazenada nessa caixa, e quando chega a um determinado nível interno, dispara um dispositivo que liga as bombas. A função do equipamento é lançar, através de sucção, as águas contidas na caixa para o sistema de água pluvial da via pública, protegendo assim o subsolo das inundações.
É comum, em chuvas muito intensas e prolongadas, as bombas não possuírem capacidade para lançar tanta água à rede pluvial da via pública. Nesses casos, é necessário aumentar a quantidade de bombas regulando de forma diferenciada a altura dos níveis de água para acionamento automático para cada uma. No entanto, se a área externa já estiver alagada, os equipamentos podem não ser tão eficientes. O que demanda uma ação da Prefeitura.
Contrato de Assistência 24h
A Manbo Bombas oferece o serviço de manutenção preventiva e corretiva para a conservação das bombas hidráulicas e seus sistemas de automatização e abastecimento. Garanta a segurança do seu condomínio, contando com o suporte de umas das empresas mais respeitadas do mercado. Fale conosco e solicite uma vistoria.
Vale lembrar que o tempo de escoamento da água pode aumentar bastante a depender das características físicas do prédio, somada a eventual obstrução das galerias das ruas ou mesmo se o sistema de vazão for inferior ao necessário, o que fatalmente ocasionará alagamentos.
Todos os cuidados para evitar situações que resultem em alagamento devem integrar a rotina do condomínio, já que os seguros condominiais não cobrem inundações, por tratar-se de força maior da natureza, ficando a cargo dos próprios proprietários dos veículos, que devem se atentar à apólice quando da contratação, observando cuidadosamente quais são os itens cobertos pela seguradora.
Fonte: Síndiconet / Grupo Graiche