As bombas são utilizadas nas mais diversas áreas, como, por exemplo, na indústria, na propriedade rural ou mesmo em condomínios e áreas de lazer.
A escolha da bomba e a sua instalação são os primeiros pontos a serem observados para seu perfeito funcionamento. É preciso verificar se o modelo de bomba escolhido e instalado está de acordo com o seu projeto. Para isso, é importante calcular a capacidade de atuação da motobomba e a vazão que ela precisa atender.
Caso isso não seja bem calculado, certamente a bomba d’água elevará o consumo de energia elétrica e água da sua indústria, propriedade rural ou condomínio, considerando, principalmente, que a maioria desses equipamentos funciona o dia inteiro de forma ininterrupta.
Depois de escolhido o modelo certo e de realizada a correta instalação do equipamento, é recomendado monitorar como a bomba está trabalhando para garantir o seu bom funcionamento. Barulho excessivo ou demora mais que o normal para preencher um reservatório, por exemplo, são indícios de que o desempenho da bomba pode estar comprometido.
A manutenção não é mais considerada apenas uma atividade de apoio, mas sim uma ação estratégica de custo e gestão. Sendo assim, se você usa uma motobomba, siga as orientações que reunimos aqui para realizar a manutenção do seu equipamento.
Manutenção
A manutenção de bombas pode ser feita de duas formas diferentes, sendo elas:
• manutenção preventiva: atua na prevenção de reparações com avaliações, ajustes, limpezas, identificação de mau funcionamento e outros;
• manutenção corretiva: quando já foram detectados problemas e paralisações nos equipamentos, atuando na apuração e solução da causa.
Para evitar prejuízos, o ideal é sempre atuar com a manutenção preventiva. Vale destacar, que as manutenções devem ser feita, preferencialmente, por uma empresa especializada. O técnico vai verificar as partes elétricas e hidráulicas dos equipamentos, e quando necessário, recomendar as ações necessárias.
Consulte sempre um especialista. A Manbo Bombas conta com técnicos especializados e com certificações dos maiores fabricantes de bombas do mercado.
Outro fator relevante nas manutenções preventivas de bombas de água é a redução nos custos de consumo elétrico. Bombas de água funcionando plenamente consomem menos energia!
Periodicidade
Com relação à periodicidade das manutenções, elas podem variar de acordo com os tipos de bombas. As bombas mais antigas costumavam ficar mais tempo sem apresentar problemas. Hoje em dia, a vida útil destes equipamentos diminuiu, o que exige mais atenção.
Sugerimos que seja criado um cronograma de manutenção periódica para bombas d’água. A programação a seguir traz uma estimativa de tempo para alguns tipos de bombas. De qualquer forma, ressaltamos que muitos fatores podem interferir neste prazo.
- Bomba submersa – manutenção pode acontecer a cada 2 anos.
- Bomba de piscina – a verificação do filtro precisa ser feita semanalmente e manutenção da bomba cada 2 anos.
- Bomba submersível – avaliação mensal – em função dos detritos que podem se acumular na engrenagem.
- Bomba periférica – manutenção semestral.
- Bomba de incêndio – manutenção cada 6 meses.
É importante investir em bombas reservas, programando rodízios e aumentando a vida útil das bombas. Desta forma, evitam-se surpresas no abastecimento de água ou, por exemplo, a suspensão do uso da piscina quando for feita a manutenção desse tipo de bomba de água para condomínio.
Quem pode fazer a manutenção de bombas de água?
Para uma manutenção sem dores de cabeça, é imprescindível contar com empresas especializadas.
AGENDE UMA VISTORIA GRATUITA PARA ORÇAMENTO DE MANUTENÇÃO DE SUAS BOMBAS.
Os contratos de conservação mensais são uma excelente opção. Eles, geralmente, oferecem uma visita mensal de um técnico especialista e chamados emergenciais sempre que necessário.
O contrato de manutenção preventiva costuma ser feito de acordo com o número de bombas instaladas, mas pode ser parcial, de acordo com as preferências e necessidades do cliente. Além disso, as principais empresas do mercado que prestam este tipo de serviço são assistentes técnicos autorizados das principais marcas de bombas, o que garante mais segurança e agilidade no conserto dos equipamentos.
Já deu pra perceber que a manutenção das bombas de água é um assunto sério, certo? Com estas informações e cuidados, tenha certeza que isso não será mais um problema na sua gestão no condomínio ou em sua residência.
A Manbo Bombas atua no mercado há quase 30 anos e oferece assistência completa nos serviços de manutenção e conserto de bombas. Entre em contato e conheça as nossas soluções!