Você já ouviu falar de Zeólita? Para quem possui uma piscina ou atua no ramo, o produto já deve ser conhecido. Mas você já utilizou a Zeólita no tratamento da piscina?
Se não, sugerimos continuar a leitura para conhecer os benefícios deste poderoso aliado na limpeza das impurezas e resíduos presentes na água.
COMO FUNCIONA A FILTRAÇÃO
Pra melhor compreensão, vamos relembrar como funciona a filtração da piscina.
O filtro usado em piscinas, sejam elas residenciais ou comerciais, utiliza uma areia especial como elemento filtrante.
Com o funcionamento da motobomba, a água da piscina é forçada a passar através da areia que, ao permitir a passagem da água e impedir a passagem da sujeira, realiza a filtração que mantém a água cristalina como desejamos.
Toda essa carga de areia é inserida no filtro e possui uma espécie de vida útil que varia de caso para caso mas, via de regra, deve ser trocada anualmente.
Além dessa frequência de substituição da areia, a performance desse sistema também não agrada muita gente, especialmente aqueles que têm um filtro pequeno ou subdimensionado.
A ZEÓLITA
A Zeólita é um elemento filtrante utilizado no tratamento da piscina. Ela pode ser natural, extraída diretamente de rochas vulcânicas, ou sintética, criada a partir de compostos químicos com pressão, temperatura e tempo de produção controlados. A forma utilizada no tratamento de piscinas é a natural.
A consistência da Zeólita é porosa e ela possui diferentes granulometrias. É exatamente essa porosidade que faz com ela retenha tão bem as partículas impuras e os resíduos. Ou seja, quando a água é recirculada dentro do filtro, os compostos passam através da Zeólita, que atua como uma poderosa peneira e retém o que não deveria estar ali; e tudo com um desempenho de retenção cerca de 8 vezes maior do que a areia.
VANTAGENS DA ZEÓLITA NO TRATAMENTO DA PISCINA
EFICÁCIA
Enquanto a Areia retém materiais de até 20 micras, a Zeólita retém aquelas de até 5 micras, garantindo um resultado muito mais satisfatório. Desta forma, o componente atua melhor na retenção de partículas menores, além de manter a água ainda mais limpa, cristalina e pronta para uso.
ECONOMIA
Com a Zeólita, a retrolavagem é realizada em menos tempo, gerando menor consumo de energia. Fora que se a água está mais limpa, pela sua eficácia nesse processo, o tratamento da piscina de forma geral será bem mais fácil, pois bordas e fundo também serão beneficiados com menor acúmulo de resíduos.
ECOLOGICAMENTE CORRETA
A zeólita é um componente totalmente ecológico, já que é um mineral natural que não polui e não deixa resíduos. Ela pode ser manuseada livremente, sem causar qualquer sintoma ou mal estar, não trazendo riscos à sua saúde e à saúde da sua família.
ADEUS CLORAMINAS!
A Zeólita atua no tratamento da piscina diminuindo a possibilidade de formação das cloraminas, um subproduto da ação do cloro que é responsável por deixar aquele cheiro forte, que ainda agride pele, olhos, mucosas e até as roupas de banho dos banhistas.
Se você conhece como funciona o tratamento químico de piscinas, sabe bem que a formação de cloraminas reduz a disponibilidade de cloro livre e isso acaba comprometendo a eficiência da oxidação e da sanitização do cloro adicionado à água.
Na prática, uma água com uma redução constante de cloraminas significa que teremos um caminho livre para o cloro ativo agir sobre contaminantes que porventura venham a entrar em contato com a água.
Agora que você já conhece a Zeólita e como ela pode te ajudar, fique atento para adquirir produtos de qualidade e que garantam o resultado esperado. Fale com um de nossos especialistas e comprove a praticidade deste produto tão poderoso!